PONTEIROS

São Miguel do Gostoso

Um destino incrível, rodeado de natureza e tranquilidade!
Aqui a natureza esta à sua mão.

Não há dúvidas de que o nome São Miguel do Gostoso desperta curiosidade – e tem um excelente apelo para quem quer visitar um local diferente. Tudo nessa cidade chama a atenção dos visitantes. A começar pelo nome, que teve origem num fato pitoresco. Há mais de 100 anos, São Miguel do Gostoso, então um minúsculo povoado de beira de praia, recebia mascates que vendiam objetos variados ao longo do litoral.

Neste pequeno povoado, os mascates paravam para descansar na casa de um nativo bem-humorado e engraçadíssimo, que contava histórias hilárias. De tanto rir com o morador, os mascates passaram a se referir ao lugar como “gostoso”. Mais tarde, com a chegada da Igreja Católica, o padroeiro passou a ser São Miguel Arcanjo – foi o suficiente para que a população passasse a chamar o lugar de São Miguel do Gostoso. Ou simplesmente Gostoso, como os moradores preferem, carinhosamete, chamar.


Uma cidade que nasce com tanto humor tem tudo para alegrar as pessoas que a visitam. Terceiro maior polo turístico do Rio Grande do Norte, atrás apenas de Natal e Pipa – e um dos mais importantes do Nordeste – a cidade conta com mais de 60 pousadas e pelo menos 70 opções para refeições, incluindo excelentes restaurantes, bistrôs, cafés, lanchonetes e bares.


O que fazer?

  • Tudo começa com o réveillon, uma das ótimas opções para quem quer entrar o ano com o pé direito e em alto estilo. Há festas em várias pousadas e os restaurantes fazem ceias especiais.
  • No mês de Junho, acontecem as tradicionais festas juninas, com quadrilhas e forrós pé de serra em vários pontos da cidade.
  • Em Julho, tem a chamada Festa da Emancipação, com uma semana de atrações para festejar a emancipação do município, que antes pertencia a Touros. Há festas em toda a cidade. No primeiro semestre, também acontece o Bossa & Jazz.
  • Em Novembro, é a vez da Mostra de Cinema de Gostoso, que atrai turistas, diretores e artistas de todo o país. A população da cidade acompanha a exibição de filmes em um telão na beira da praia, com expectativa e muita emoção.
  • Recentemente, São Miguel do Gostoso começou a se transformar na “cidade da bicicleta”. Moradores optam por este tipo de veículo para a prática de esporte e como meio de transporte. Há agências que alugam bicicletas e quadriciclos para turistas. Ótimas pedaladas são feitas pela praia, trilhas e rodovias.

Como chegar?

Acesso pela BR-101, Natal-Touros-Farol do Calcanhar. Antes de chegar ao Farol do Calcanhar, entre a esquerda na RN 221. São mais 15km de estrada asfaltada até São Miguel do Gostoso, passando por Lagoa do Sal, São José e Monte Alegre.